21 September, 2021

5G Guide for Local Communities (Portuguese version)

A conetividade é atualmente fundamental para levar a cabo muitas das nossas atividades diárias. As infraestruturas de telecomunicações são a espinha dorsal da digitalização e servirão para impulsionar uma recuperação económica mais inteligente, mais ecológica e mais inclusiva. Com a recuperação das economias locais e nacionais, a conetividade digital constituirá um pilar fundamental para acelerar a aprendizagem à distância, a saúde à distância, a produção e o transporte, cidades mais limpas, assim como a resiliência económica.

 5G Guide PortugueseO presente guia oferece uma visão geral da tecnologia móvel 5G, incluindo respostas baseadas em factos para perguntas frequentes feitas tanto pelos decisores como pelo público.

Além disso, disponibiliza um conjunto de exemplos inovadores que nos chegam de toda a Europa que demonstram como a tecnologia 5G já está a ajudar a resolver alguns dos desafios mais prementes que os cidadãos e as empresas enfrentam.

Por seu turno, a inovação tecnológica levantou questões sobre a rápida implantação da tecnologia 5G aos políticos nacionais, autoridades regionais, autarquias locais e, claro, cidadãos e empresas. Muitos deles estão interessados em entender tanto as vantagens da tecnologia de última geração como as medidas de segurança que protegem a nossa saúde e o ambiente.

As preocupações em matéria de saúde pública sobre as tecnologias móveis existem desde o laçamento das redes 2G há 30 anos, embora nunca tenham sido sustentadas por organismos públicos acreditados ou por consenso científico.

Entretanto, a disseminação de informações enganosas e erradas, nomeadamente através de plataformas de redes sociais durante a pandemia da COVID-19, provocou o alarme e, em certos casos, deu origem a danos de natureza criminal para as próprias redes que sustentam a sociedade e as empresas.

Paralelamente, o presente guia aborda o modo como as atuais diretrizes internacionais em matéria de segurança protegem o público, estabelecendo limites de exposição a campos eletromagnéticos (CEM) substancialmente abaixo do nível em que pode haver algum risco para a saúde. Além disso, o guia destrói (desconstrói?) alguns dos mitos mais comuns que circulam na imprensa escrita, online e nas redes sociais.

A confiança é um elemento-chave para destruir as informações erradas sobre a tecnologia 5G, sendo que o presente guia faz referência a estudos científicos independentes, organizações internacionais de saúde pública, assim como a governos e autoridades públicas. A tecnologia 5G vai acelerar a transformação digital em todos os países e indústrias para que possam atingir os seus objetivos em matéria de clima e construir economias e cadeias de abastecimento mais sólidas.

Com este guia, os decisores e os cidadãos ficarão a saber de que forma a tecnologia 5G pode reduzir o fosso digital sem apresentar riscos de saúde conhecidos.

© ETNO 2022
Comfortable read mode Normal mode X